Políticas públicas muitas vezes demoram para sair do papel. Por outro lado, muitas vezes são rapidamente definidas e postas em prática, porém sem a devida articulação com a sociedade, sem estudo de dados e referências, sem a construção eficiente da melhor via para alternativas e soluções.
Por isso que a política pública deve representar uma resposta consistente a demandas reais, obedecendo a um processo que enriqueça a decisão do gestor público com perspectivas qualificadas presentes na sociedade.
O videomonitoramento colaborativo é um tipo de política voltada à segurança pública, que de forma inovadora foca nos serviços mais do que em dispendiosa infraestrutura. Trata-se de um tipo de programa que confere mais inteligência à atuação das forças de segurança. Ao mesmo tempo que aumenta a sensação de segurança também fornece diagnósticos e dados a partir dos quais se torna possível operar com maior eficiência nesta área.
O IPM foi buscar essa boa prática. Em outubro de 2020 conhecemos de perto o sistema. Um mês depois já mobilizamos várias entidades e instituições locais para fortalecerem a demanda junto ao poder público. No início de 2021 levamos a agenda para a secretaria de segurança, mostrando interesse, proposta e engajamento.
Depois de uma construção legítima dessa demanda, buscando representatividade e envolvimento qualificado para articular soluções, tivemos a grata satisfação de estarmos atuantes em mais uma etapa da construção desta política pública.
No último dia 22 o prefeito sinalizou com um compromisso no sentido de termos essa boa prática aplicada em Toledo.
O IPM está fazendo a sua parte, que é contribuir no processo de construção de soluções para problemas públicos locais.

