Aula – Inteligência Coletiva

No dia 14 de Maio o Instituto Pessoas Melhores realizou via plataforma Zoom on-line mais uma aula.

Nesta aula o tema tratado foi a capacidade de conhecimento que existe disperso na sociedade, e que deve ser considerado seriamente por quem está disposto a entender os fluxos de decisões que influenciam as organizações, a Economia e as políticas públicas.

Foi utilizado como base os estudos contidos no livro “A sabedoria das multidões”, escrito pelo editor de negócios da revista The New Yorker, James Surowiecki. É possível perceber como o livro de Surowiecki encontra respaldo em obras como as de Frank Knight, Michael Polaniy e Friedrich Hayek, que postulam as virtudes da ordem social espontânea.

A tese descrita na aula se refere a processos que dependem de conhecimento (para encontrar a melhor solução), coordenação (ampliando a sinergia entre indivíduos) e cooperação (encontrando a solução ótima para todos os envolvidos).

Apresentou-se uma série de argumentos que demonstram como nos grupos sociais mais amplos encontramos diversidade de opiniões, uma relativa independência das pessoas em relação a especialistas e a descentralização útil para que se conheça de perto os problemas específicos de cada localidade menor.

Essas características conferem uma força tremenda aos grupos sociais, pois apresentam tremenda “inteligência”, por meio do processo de tentativa e erro, em encontrar as melhores opções entre as alternativas apresentadas em uma determinada realidade social. O mercado e a formação de preços demonstram essa versatilidade do grupo em encontrar as alternativas que maximizam a satisfação dos indivíduos.

O problema que se apresenta é o método que se procura para agregar essas informações emitidas pela sociedade, mantendo sua diversidade, independência e descentralização, ou seja, entender as demandas e oportunidades que surgem da sociedade sem controlar todo o processo, empobrecendo-o consequentemente.

Trata-se de uma abordagem provocadora, mas muito útil para a referência de organizações e governos que buscam conhecer seus públicos e os processos que dirigem as melhores alternativas e soluções.

Deixe um comentário